sábado, 12 de setembro de 2015

Veja o significado de cada praga do Egito citada na Bíblia

Veja o significado de cada praga do Egito citada na Bíblia

Conheça a simbologia por trás de todas elas

Muitas pessoas que acompanham o sucesso da novala “Os 10 Mandamentos”, exibida pela TV Record, estavam aguardando pelo momento em que aconteceriam as pragas no Egito.
Ao todo, a Bíblia relata a ocorrência de 10 pragas, e cada uma delas representa o caos para o faraó e seu povo. Confira abaixo a simbologia desses acontecimentos:
1)    A água do rio Nilo é transformada em sangue
Foto: Divulgação/Record 
Os egípcios dependiam das águas do Nilo para sobreviver. Sem o Nilo, as pessoas não poderiam plantar, criar animais e nem se hidratar.
2)    O Egito fica repleto de rãs
Foto: Divulgação/Record  
As rãs se multiplicam, saem do Nilo e invadem o Egito. É a natureza fora de controle. Para os egípcios, o faraó representava um deus que controlava o caos e, por causa disso, a falta de domínio sobre as rãs representa a ausência de poder do faraó.
3)    A infestação de piolhos
Foto: Divulgação/Record 
Os piolhos representavam impureza. Os sacerdotes egípcios se afastavam da sujeira porque mantinham contato com coisas que para eles eram sagradas, como os deuses e os utensílios de rituais. A presença de piolhos em seus corpos os tornava contaminados.
4)    As moscas chegam ao Egito
Foto: Divulgação/Record 
Os egípcios eram muito higiênicos, chegavam a tomar três banhos por dia. Portanto, a presença de moscas era símbolo de sujeira – algo que eles não estavam acostumados. Moscas também ajudavam a transmitir doenças, porque mantinham contato com lugares imundos.
5)    Os animais morrem
Reprodução: keydervix
O gado ajudava na plantação, por isso a morte de animais diminuía os recursos disponíveis, tais como alimentos. Além disso, alguns animais tinham uma relação com a religião egípcia, assim, a morte deles também representava a morte dos deuses.
6)    Manchas surgem na pele das pessoas
Imagem: Thinkstock
Além do incômodo causado pelas úlceras, as manchas na pele mostravam que a pessoa era doente. Os egípcios acreditavam que doenças como a úlcera eram provocadas por uma deusa chamada Sekhmet, portanto, para eles era como se fosse uma maldição divina.
7)    A queda de granizos
Reprodução: hdwpics
O Egito fica no meio do deserto, portanto as pessoas não estavam acostumadas com chuvas de granizo. Para elas era algo sobrenatural. Ao cair, o granizo também devastava as plantações com o impacto no solo, reduzindo ainda mais os recursos dos egípcios.
8)    Os gafanhotos invadem o Egito
Reprodução: @PchelkaGuGu/Twitter
Os egípcios plantavam muito trigo, algo que os gafanhotos consomem. Quando a praga de gafanhotos passa, a plantação não sobrevive. Então, a população perde a esperança e há desespero.
9)    O dia se transforma em noite
Reprodução: BBC
Essa praga representa o fim do mundo para os egípcios. Porque, para eles, o Sol era o deus Rá. Na história de Rá, quando o Sol descia ao horizonte, ele estava caminhando para o mundo dos mortos. Caso ele não retornasse pela manhã, o mundo morreria. Então, quando o dia fica escuro, as pessoas acreditam que o mundo acabou.
10) Os primogênitos morrem
Reprodução: Jenny Holloway/Pinterest
Primogênito é o primeiro filho de um casal. Na sociedade antiga, os primogênitos sucediam a liderança do pai e herdavam os bens. Significa que o filho mais velho do faraó assumiria o trono. Porém, o rapaz morre e todas as famílias egípcias também perdem seus primogênitos. Então, os egípcios ficam abalados, concedendo o momento ideal para os hebreus saírem do Egito.
Você gostou desse artigo? Compartilhe nas redes sociais e deixe o seu comentário sobre o que você está achando da novela “Os 10 Mandamentos”



Folha UNIVERSAL na Fundação CASA



Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da UNIVERSAL.







Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.
IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida.
IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Com esta dinâmica senhor tem observado mudanças ?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim                                                                depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura.  Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional  na vida dos jovens na Fundação Casa.

É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário