quarta-feira, 23 de julho de 2014

Conheça a história de Herodes e o Templo

Governo romano queria obter mais aprovação dos israelitas



Após a volta dos israelitas do cativeiro na Babilônia, eles reconstruíram o Templo de Salomão, embora com bem menos recursos que na época do reinado do filho e sucessor de Davi. Quando Jerusalém caiu sob o poderio de Roma, aquele império escolheu a família de Herodes para governar o lugar em seu nome.
Mas a dinastia Herodes não era muito bem vista pela maioria do povo local – por ser considerado apenas “meio-judeu”. Na época, era considerado verdadeiro judeu o que tivesse mãe judia. Acontece que a mãe de Herodes era uma princesa dos idumeus.
Entre os governantes daquela família, aquele conhecido como Herodes, o Grande, era um grande construtor. Teve a ideia, então, de desfazer o Templo de Salomão pobremente restaurado e realizar em seu lugar uma imensa obra, para angariar o respeito do povo local, que não o aprovava muito. Queria mostrar a Jerusalém que podia devolver a ela a glória física da época do prédio original.  Mas os sacerdotes, entretanto, tiveram medo que isso não passasse de promessa política, que o governante poderia destruir o Templo e não reerguê-lo. Foi combinado, então, que ele aproveitasse o prédio principal e o ampliasse, além de realizar benfeitorias bastante significativas à sua volta.













A obra não foi nada humilde. Herodes não só refez o Templo, como praticamente ergueu um vasto complexo que tomou todo o Monte do Templo, construindo um terreno elevado por grandes muralhas de arrimo e cômodos subterrâneos, com várias entradas pelos bairros vizinhos. É uma parte dessa muralha da época de Herodes que hoje é chamada de Muro das Lamentações.
Era, em si, uma cidadela dentro da cidade, praticamente uma fortificação. Uma construção entre as mais arrojadas, luxuosas e grandiosas do mundo então conhecido.
Enquanto o Templo de Salomão original teve a orientação Divina em todos os detalhes, muitos judeus não consideravam a megalomaníaca obra de Herodes como algo de Deus, embora o usassem com o mesmo propósito do anterior por estar no mesmo lugar sagrado para eles. Lá também ficavam os utensílios sagrados, como a Arca da Aliança.
Foi no Segundo Templo que Jesus compareceu algumas vezes, em Seu ministério na Terra.









Com a coordenação do Pastor Geraldo Vilhena, em parceria com a Fundação CASA (antiga Febem) e a AMC- Associação das Mulheres Cristãs,promoveram um evento comemorativo ao Dia dos Pais no último domingo na UI-IPÊ 22 , zona sul de S. Paulo. Juntos, realizaram uma tarde de trabalhos sociais, educativos e recreativos.Na ocasião, foram oferecidos aos adolescentes e familiares que compareceram ao local, atendimento para obtenção de documentos, cabeleireiros,aferição de pressão arterial,além de palestras sobre reaproveitamento dos alimentos,DST-AIDS , prevenção de cáries e higiene bucal. A apresentação musical contou com a participação da cantora de músicas de repertório Gospel, Ísis Regina,envolvendo a todos com aprazíveis canções. O final do evento foi marcado pela distribuição de diplomas de congratulação aos pais, e também sorvetes que foram ofertados para todos os presentes.Participaram da confraternização cerca de 130 jovens internos e familiares, entre outros.Na ocasião , a coordenadora pedagógica Vera Lúcia de Oliveira Lima Souza, ressaltou a importância desse acontecimento numa data significativa como o Dia dos Pais,pois faz com que o adolescente venha a refletir na Palavra de Deus,que renova os pensamentos, amenizando assim o sofrimento e a solidão de muitos, e aprendendo a valorizar a importância da família presente.Destacou ainda que a confraternização envolve a todos,tornando-se assim um trabalho multiplicador,ou seja, mesmo depois do término do evento, todos se lembrarão dos bons momentos aqui transcorridos , os quais serão divulgados a outras pessoas, que passam a enxergar os jovens com outra visão.






































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário