segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A luta pelo Monte do Templo

Área em Jerusalém continua disputada por judeus e muçulmanos








Recentemente, segundo o jornal israelense Haaretz, um site de cunho judaico de Nova York, o Jewish Voice NY, publicou um documento até então secreto, datado de 2010. Era um relatório da Controladoria do Estado de Israel, no qual as autoridades israelenses eram censuradas por não exercerem seu poder sobre o Monte do Templo, em Jerusalém, lugar do antigoTemplo de Salomão e de seu sucessor, o Templo de Herodes, que os israelenses continuam a reivindicar, mas estão sob controle do conselho chamado Waqf Islâmico (“Waqf” é um termo sem uma tradução específica, mas traduzido livremente como “patrimônio de Alá”, bens voltados especificamente para propósitos religiosos ou beneficentes). É ele, financiado pelos jordanianos, que administra os edifícios islâmicos em Jerusalém Oriental.
O Waqf não reconhece autoridades e órgãos israelenses, como a polícia local ou a Autoridade de Antiguidades de Israel, que pretende fiscalizar tudo o que for encontrado no Monte do Templo, alegando que os achados dizem respeito à história da humanidade. É mais um dos muitos focos de uma disputa entre dois povos, cujo começo remonta ao Antigo Testamento. Há rumores de escavações feitas na área pelo Waqf sem qualquer fiscalização, o que teria causado danos tanto ao que resta dos muros de arrimo do famoso monte, comprometendo sua integridade, quanto perdas de objetos referentes ao primeiro e segundo templos.
É apenas mais um capítulo de um impasse que parece longe de acabar. Os israelenses defendem que a área lhes pertence, justamente por seu templo mais famoso, erguido por Salomão, ter ocupado aquela área. Eles têm a firme convicção de que um dia reconstruirão o edifício sagrado no lugar original. Enquanto isso, como os muçulmanos controlam a área, construíram no meio da propriedade o Domo da Rocha, ou Mesquita de Omar (a estrutura no centro da foto, com a famosa cúpula dourada que domina a paisagem local), uma estrutura que protege a pedra de onde seu profeta maior teria “subido aos céus”, segundo sua crença – enquanto os judeus defendem que foi sobre ela que Abraão faria o sacrifício de seu filho Isaque, por ordem de Deus.
Pelos argumentos citados e pela aparentemente eterna disputa, nem os árabes abrem mão de ocupar o local, nem os judeus desistem de lutar por ele. Os segundos, inclusive, já fabricaram os artefatos sagrados para o templo a ser reconstruído.


UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA



Nesta ultima quinta feira, voluntários da IURD estiveram presentes, na Fundação Casa Vila Leopoldina, realizando um grande debate sobre drogas e suas conseqüências,
Para abençoar a unidade esteve presente, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulofez uma oração, na qual abençoou a unidade, os adolescente, e funcionários, na oração pediu a Deus que cada adolescente pudesse ter um encontro com Deus.
Em seguida chamou os palestrantes para que pudessem desenvolver o debate.



O primeiro que falou foi o palestrante Robson de Moraes. Disse ele, eu gostaria, de deixar três coisas bem claras eu não vim julgar ninguém, eu vim simplesmente
Alertar vocês do mundo que tive a atras, eu quero que você pergunteesclareça suas duvida em relação as drogas.
adolescente pergunta:como você entrou no mundo das drogas,e qual foi sua primeira experiência?
Robson responde tudo aconteceu na minha vida por falta de esclarecimento, no tempo de escola com 13 anos,hoje eu não tenho um pedaço do meu corpo em conseqüência das drogas, infelizmente por pura curiosidade a minha primeira experiência foi com cocaína quando o amargo desce os dentes encavalam, a cocaína ela te da um ar de heroísmo, e você fica disposto a tudo.
Nelci Paiva pergunta: Cristiano quais foram suas experiências com as drogas?
Cristiano responde: Passei maus bocados por causa das drogas já experimente de tudo até êxtase, Quando a droga entra no organismo ela faz uma devastação, você perde totalmente a noção do que é certo ou errado, eu cheguei em um nível bem perto da morte.
José Maria Pergunta: É você Cristina como foi a sua experiência com as drogas?
Cristina responde: Passei pelo vale da sombra e da morte. Vivi um inferno, já passei pela Fundação Casa porque matei um policial, a minha experiência com as drogas foi a pior de todas já tomei até back, Em certas loucuras eu matava pelo simples prazer, sentia até gosto de sangue na boca,
Adolescente pergunta: Sra Cristina qual foi o momento mais difícil da sua vida?
Cristina responde: Foi quando vi minha mãe ser esquartejada pelos bandidos cortaram ela em pedaços e atearam fogo. Pois ela também era do mundo do crime.
Dimas Eugênio coordenador pergunta: O crime ele é ilusão e compensa?
Robson responde: O crime ele te dá prazer mais ao mesmo tempo ele te da uma rasteira.
Nelci pergunta você já colocou a sua família em risco?
Robson responde:
Sim ficava muito agressivo dentro de casa chegando ao ponto de colocar minha mãe em risco. Roubei um carro sem saber que era de um policial, os policiais foram atrás De mim na minha casa. arrebentaram a porta para me matar.Minha mãe ficou na minha Frente abriu a camisola e disse para o policial para matar meu filho vai ter que atirar em mim primeiro. Então um olhou para outro e disse que lá fora tinha muita gente e foram Embora sem atirar em mim.
Dimas coordenador pergunta: A droga ela está relacionada a dinheiro, vocês mais ganharam dinheiro ou gastaram?
Resposta: todos riram pois o dinheiro escoria pelo ralo.
Adolescente pergunta: vocês já tiveram overdose?
Resposta: os quatro já passaram por overdose.
Adolescente pergunta: Qual a cena que mais marcou no mundo do crime?
Robson responde:
Foi quando um jovem foi mandado comprar a droga, para um outro do grupo Mas quando ele voltou com a droga ele tinha usado um pouco. e quando chegou O que tinha mandado comprar percebeu e


O que mais me chamou a atenção foi o desabafo de um adolescente, disse: que aos treze anos de idade queria ganhar muito dinheiro e foi até ao candomblé fez um pacto com o mal e começou a ganhar muito dinheiro, e no decorrer do tempo foi perdendo tudo, e com isso começou a roubar, em uma dessas se deu mal e foi parar na Fundação Casa. Robson, convida o jovem que fez o pacto com o mal para fazer dessa vez um pacto com Deus, assim como ele fez um pacto com o diabo e o diabo destruiu sua vida, Deus irá reconstruir novamente. Após o debate Robson Moraes fez uma oração de libertação , para que cada adolescente com a ajuda de Deus reconstruísse suas vidas longes das drogas, e só isso é possível com a ajuda de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário