sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Arqueólogos restauram mosaico de 1500 anos em Israel

Arqueólogos restauram mosaico de 1500 anos em Israel

A peça servia de solo de uma igreja da época e tem imagens do antigo Egito

 

 Um mosaico descoberto há dois anos está em processo final de restauração e ficará em exposição no local original em Qiryat Gat, no sul de Israel. A peça exclusiva de 1500 anos servia de solo em uma igreja bizantina e continha imagens de ruas e edifícios do antigo Egito. Para os arqueólogos Sa'ar Ganor e Rina Avner, da Autoridade de Antiguidades de Israel, a “aparição de edifícios em mosaicos é um fenômeno raro em Israel”.
Os pesquisadores conseguiram identificar um dos locais desenhados graças a uma inscrição em grego ao longo do edifício, que seria a antiga colônia de Chortaso, no Egito, onde, segundo a tradição cristã, o profeta Habacuque foi enterrado.
 “Os edifícios estão ordenados ao longo de uma rua com colunas, no que seria uma espécie de mapa antigo", explicam.
Futuro 3D
 

 Devido à riqueza de detalhes do mosaico, os arqueólogos foram capazes de desvendar quantos andares havia nos edifícios, incluindo varandas, galerias, telhados, telhas e janelas. Além das construções, no piso decorado há também o desenho de uma taça com frutas vermelhas, uma paisagem do rio Nilo e animais, especialmente galos, veados e aves.  "O artista utilizou 17 cores diferentes de azulejos na preparação do mosaico”.
Os pesquisadores também salientaram que a peça retrata o exterior da igreja egípcia a partir de ângulos diferentes, um aparente esforço para oferecer uma representação 3D do local de culto. O investimento em matérias-primas e sua qualidade são sem precedentes em Isarel
Embora a igreja onde o mosaico estava já não exista mais, é possível ter dimensão de como era a comunidade cristã. “O aparecimento desta cidade egípcia no chão do edifício público, em Qiryat Gat, pode aludir à origem da congregação da igreja”, disse Ganor.
A peça foi definida como a melhor já elaborada e encontrada em Israel.
O Egito na tela
O cenário egípcio ganhou mais evidência este ano com a novela “Os Dez Mandamentos”, da Rede Record, que conta a história de Moisés, um hebreu que foi criado como um príncipe egípcio. Porém, ao descobrir sua linhagem, Moisés decide lutar pelo seu povo, sendo escolhido por Deus para ser o libertador dos escravos e mudar a trajetória de anos de sofrimento.



Voluntários da UNIVERSAL, leva um Salão de Beleza para as famílias dos internos da Fundação CASA.
 Neste último domingo aconteceu um evento na Fundação CASA, realizado pelos voluntários da UNIVERSAL.

 Voluntário Laudelino iniciou com uma oração abençoando  todos internos e famílias que estavam ali presente. falou também da importância de usar a fé racional.


 Em seguida os voluntários da UNIVERSAL que fazem parte do Projeto Beleza atenderam as famílias dos internos 




 No final os voluntários distribuíram a rosas amarelas simbolizando o Senhor Jesus para todas as famílias. 


Os funcionários da Fundação CASA agradeceram o evento realizado pela UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário