quinta-feira, 14 de maio de 2015

Quilos a mais na balança do brasileiro

Quilos a mais na balança do brasileiro

Mais de 52% da população brasileira está acima do peso, segundo o Ministério da Saúde




Excesso de peso, pouca atividade física e alimentação inadequada: esta é a situação vivida pela maioria dos brasileiros. Pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em 15 de abril mostra que 52,5% da população está acima do peso e, destes, 17,9% são obesos. Os quilos a mais na balança aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que são responsáveis por 72% das mortes no Brasil.
Nos últimos anos, o número de pessoas acima do peso vem aumentando no País. Em 2006, 42,6% dos adultos acima de 18 anos tinham excesso de peso. Já em 2013, o número saltou para 50,8%. Os dados são da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que entrevistou cerca de 41 mil brasileiros com 18 anos ou mais de idade, nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
O educador físico e diretor geral da Run and Fun Assessoria Esportiva, Mário Sérgio Andrade Silva, alerta que os resultados do estudo são preocupantes. “O sobrepeso cresceu muito rapidamente e isso se deve ao excesso de alimentos de má qualidade, ao aumento de comida ingerida e à falta de atividade física. Antes as pessoas se movimentavam mais, caminhavam nas ruas, andavam de bicicleta. Hoje, o ser humano passa muito tempo sentado”, avalia.
“O brasileiro está perdendo o hábito de comer arroz, feijão, salada, aquela comida caseira que a gente tinha antigamente. Há um consumo muito grande de alimentos industrializados, salgadinhos, biscoitos, enlatados, comida de pacotinho”, explica a nutricionista Carolina Carnevalli, que é pós-graduada em nutrição clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.





Mais atividade física
A Vitigel ainda mostrou que o excesso de peso é maior entre os homens: 56,5%, contra 49,1% das mulheres. Do total de pessoas entrevistadas, 20% afirmaram ter diagnóstico médico de colesterol alto. Apesar dos resultados negativos, a pesquisa vem apontando crescimento no número de pessoas que se exercitam regularmente. Em seis anos, esse percentual aumentou 18%. Só em 2014, 35,3% dos entrevistados disseram dedicar ao menos 150 minutos por semana aos exercícios.
Mário Sérgio sugere que todo brasileiro busque formas de ter uma rotina mais ativa. “As pessoas devem se movimentar mais e ser mais criteriosas com a alimentação. É preciso sair do sedentarismo e praticar 30 minutos de atividade física diariamente. O ideal é tentar se aproximar da média de 10 mil passos por dia, que é o número indicado pelo American College of Sports Medicine”, ensina o educador físico. Ele diz que é importante usar roupas e tênis adequados, além de buscar ajuda de médicos e profissionais. “O corpo não pode parar, ele precisa estar em movimento durante a vida inteira. A atividade física melhora a queima de calorias, ajuda a atingir o peso ideal, deixa o corpo mais eficiente e evita a perda de massa muscular e o aparecimento de lesões.”
Carolina Carnevalli diz que os principais erros que contribuem para o ganho de peso são pular o café da manhã, trocar refeições por lanches industrializados e comer em excesso. Segundo a Vigitel, apenas 24,1% dos brasileiros consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças diariamente, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde. “Estamos perdendo a consciência do que é alimento de verdade. Todo mundo fala de praticidade do lanchinho, mas tem coisa mais fácil do que abrir uma banana e comer? A pessoa pode separar um dia da semana ou duas horas por dia para preparar os próprios alimentos, levar frutas frescas para o trabalho, congelar comida sem usar aditivos químicos. Outra opção é comprar salada já lavada. A alimentação natural pode ser prática.”




UNIVERSAL, escola da fé está na Fundação CASA.




Aconteceu neste ultimo domingo um Evento para mães e internos da Fundação Casa na Unidade Fazenda do Carmo.





O Pastor Geraldo Vilhena , que coordena o trabalho de Evangelização das unidades da Fundação Casa de  São Paulo, iniciou Evento, com uma palavra sobre superação.
Em qualquer área de nossa vida , sempre vai existir obstáculos,
para serem vencidos.Pois ,o que nos motiva a enfrentar a vida , e
está luta constante , para que possamos superar as barreiras e atingir
nossos objetivos.





Logo após, podemos ouvir, um testemunho forte de superação do Amauri ex-traficante, que hoje é um servo do Senhor Jesus.
Mas , antes de conhecer Jesus, ele esteve envolvido no mundo
do trafico de drogas e armas.E deixou para os presentes, uma
experiência ,pessoal que ele vivenciou no mundo do crime. Mas, que mudou completamente ,com a entrega da vida dele
para Jesus Cristo.Hoje ,sua vida esta transformada ele está casado,
é empresário, e a cada dia, Deus vem acrescentando conhecimento
e sabedoria em sua vida.




Ao fim ,deste testemunho , o Pastor Geraldo Vilhena , orou pelos internos e sua famílias .




Houve, apresentação de uma peça, “ LEILOA –SE UMA ALMA “com os integrantes do grupo teatral da IURD do Brás.
Esta peça, trás uma mensagem de superação, pois o mundo oferece o vicio, prostituição, ganância , crime as drogas.Tudo para destruir a vida, mas a nossa entrega total ,nos braços de JESUS,é que nos traz a paz e liberta completamente.











Uma das coordenadoras da unidade ,Sra Rose foi presenteada ,pela voluntária Sra Lenira , com uma cesta de Café da Manhã.




As mães dos internos, tiveram acesso ao serviço de cabeleira e manicure.



Foi servido no Evento um bolo de 40 quilos, com símbolo da IURD ,refrigerantes , Kits com pipoca e doces diversos.









Ao termino do Evento, foram Distríbuidos centenas de Biografias do Bispo Macedo aos internos e sua famílias.



e grupo Teatral, encerrou o Evento com oração e louvores a “ DEUS “

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário