terça-feira, 11 de junho de 2013

Conhecendo a verdadeira JUSTIÇA

Como se manifesta a principal característica do caráter de Deus



Um juiz. É assim que a Bíblia descreve Deus. Ao contrário dos homens, Ele não vê aparência, nem pode ser enganado por provas manipuladas. Ele também não tira conclusões precipitadas. “Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim” (Gênesis 18.21) Nem Sodoma e Gomorra foram julgadas sem provas concretas de que estavam agindo de forma errada.


Deus é correto. Fazem parte do seu caráter a disciplina, a lógica e a coerência. Essas características fazem com que suas atitudes em relação àqueles que O buscam tenham uma base lógica que não permite nenhuma relativização. Há quem questione o fato de existir o inferno e nem todos os seres humanos serem salvos. Dizem que é injusto que alguns passem a eternidade na condenação eterna. Ele é coerente. Se a pessoa O busca, Ele se deixará achar. Se ela O rejeita aqui na Terra, como será obrigada a conviver com Ele por toda a eternidade?


No entanto, a Bíblia diz que “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. (I João 1:9) Mais uma vez se manifesta a coerência em sua forma de tratar as Suas criaturas. A quem confessa seus pecados e se arrepende, abandonando a prática, Ele é suficientemente justo para oferecer o perdão. Se aquele que se arrependeu recebe o perdão, como o que não se arrependeu poderá receber a mesma coisa?


Pessoas que têm atitudes diferentes não podem receber recompensas iguais. Se um obedece à regra e o outro desobedece, seria injusto ambos enfrentarem a mesma consequência (seja ela boa ou ruim).


Assim se manifesta a justiça de Deus, principal característica de Sua personalidade, a base do Seu trono. Ela é sempre coerente com aquilo que se entrega diante de Deus. Ele não exige perfeição, pois sabe que a natureza humana é falha. O pré-requisito não é a perfeição, é a obediência e a fé.


O Senhor Jesus anunciou: : “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mateus 5.6) Somente aqueles que têm o caráter voltado à justiça é que são fartos, e esta fartura é exatamente a salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo.


“Julga a minha causa contra o meu adversário” – era o pedido constante de uma viúva ao juiz que não queria atendê-la. Pela insistência, ele acabou cedendo. O Senhor Jesus, ao contar essa história, revela um ponto importante do caráter de Deus diante daqueles bem-aventurados que têm fome e sede de justiça (e ninguém pode ser mais insistente do que um faminto em busca de alimento): “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18.7,8)


É necessário crer na Palavra que diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19) Ao contrário dos homens, que mentem, se arrependem de suas promessas e frequentemente não cumprem suas palavras, Deus tem em Sua natureza uma impossibilidade: é impossível para Ele ser injusto. Se Ele prometeu, cumprirá. Ele é justiça e faz justiça. Ainda que pareça tardar, jamais falhará.




Os benefícios da aliança com Deus


Mesmo sendo graduado em Direito e atuando como professor, Ahmad Neto lembra que seus estudos não foram suficientes para livrá-lo de um período terrível de dívidas e problemas. “Eu devia mais de dois milhões de reais. Certa vez, minha esposa precisou chamar a polícia, pois tinham mais de quatorze pessoas quebrando o meu portão, tentando invadir a minha casa para cobrar de mim o que eu devia. Com tantos problemas, eu tinha perdido a minha autoestima, tinha perdido a vontade de viver”. Toda a família sofreu com os tempos difíceis “tive que tirar um filho da faculdade de Medicina e outro da faculdade de Direito”. Preocupado com as dívidas, Ahmad enfrentou muitos momentos em que não encontrou a cooperação de ninguém. Chegou a ligar para parentes no Líbano pedindo apoio, mas nenhum deles - mesmo tendo condições – o ajudou.


Ahmad acreditava que estava sendo injustiçado, mesmo não agindo de forma justa com os outros, por causa das dívidas. Na época, conhecia honestidade e caráter como teoria, não passavam de ensinamentos vazios. Era muçulmano, mas o fato de ser religioso não era suficiente para mudar sua situação. “Eu não sabia como agir, sabia que estava fazendo algo errado, mas não conseguia conduzir tudo de maneira que eu colhesse resultados, ir ao templo era apenas uma tradição”. Até que um dia, fugindo dos credores, se escondeu dentro do estacionamento da Universal do bairro do Brás, em São Paulo. Sem ter para onde ir, resolveu assistir a uma reunião. A partir dali, seus olhos se abriram. Compreendeu que sua forma de pensar deveria mudar. “Obedeci aos ensinamentos que aprendi na Universal, entendi que a justiça só vem quando há obediência”. A partir disso, começou a ver mudanças em sua vida, “dia a dia, degrau por degrau, porque não é de um dia para o outro”, observa. Assim, com perseverança, ele pagou todas as suas dívidas e reconstruiu o seu nome, sem precisar mais fugir de ninguém.


Compreendeu que o mais importante é ser constante em seu relacionamento com Deus, conhecê-lo de perto. “Viver pela fé não é viver uma religião, não é uma tradição, é viver em comunhão interna entre você e Deus”. Foi então que o desejo de oferecer o melhor para Deus entrou na vida de Ahmad, “como eu vivo pela fé, quero sempre dar mais para Deus. É uma forma de gratidão, porque quando você vive o sonho de Deus, percebe o quanto ele tem a oferecer para você”, e completa “não tenho algum interesse nesse mundo, quero ser próspero, mas somente para honrar o nome dEle”.


E após tanto tempo em dívidas e dificuldades, hoje comemora, “as pessoas ligam para me pagar, me perguntam quando é que eu posso receber, eu não devo mais nada a ninguém”, e afirma que colhe frutos, até hoje, dessa decisão de honrar a Deus, “meu filho terminou os estudos em Medicina, voltou recentemente da França, onde estava por causa de um congresso. O próximo, será em Harvard. Ele viaja para países desenvolvidos e traz para o Brasil informações sobre os avanços da medicina. Minha vida mudou e creio que muito mais Deus fará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário