sábado, 6 de julho de 2013

Aquilo de que você realmente precisa

Ser boa e prestativa com quem está ao seu redor não significa se anular




Deixar as roupas do marido e dos filhos limpas, cheirosas e bem passadas. Certificar-se de que eles estão alimentados e satisfeitos. Atentar-se para que todos estejam felizes e bem cuidados. Quem é esposa e mãe deve ter se identificado com essa rotina. No entanto, para que essa seja de fato uma família feliz, falta realizar os desejos de alguém muito importante nessa história toda: você!


Às vezes, parece que se anular é uma vontade maior do que a própria mulher. Entretanto, é preciso saber mudar isso.


A escritora Cristiane Cardoso, durante uma videoconferência com voluntárias da Universal no Brasil, explicou que a esposa que anula a si não ajuda o marido, ao contrário, por vezes o atrapalha porque deposita todas as suas expectativas nele. E o mesmo acontece com os filhos, amigos e quem estiver ao redor. É preciso que antes de cuidar dos demais você esteja bem consigo.


Quem já viajou de avião, deve lembrar os procedimentos de segurança antes da decolagem: caso haja despressurização durante o voo, vista a mascara de oxigênio primeiro e depois ajude as crianças que estiverem ao seu lado. Se você não estiver bem, como pode pensar em ajudar os que estão ao seu redor?


Em Provérbios diz que uma mulher virtuosa é a coroa de seu marido. É verdade, mas muitas mulheres confundem essa mensagem. Você deve torná-lo um homem de sucesso e ajudá-lo a evoluir espiritualmente sim, mas isso não quer dizer que você deva parar no tempo e assistir tudo isso acontecer passivamente.


A psicóloga Debora Macedo explica que, quando a mulher se anula e passa a viver a vida do outro é uma forma que ela encontra para não precisar lidar com as suas próprias carências: “É muito comum isso acontecer com mulheres perfeccionistas principalmente. Elas se cobram muito, então, se conseguem cuidar de tudo e de todos ao seu redor, é uma maneira de ninguém, nem elas, notarem seus conflitos internos. Ela acaba não tendo tempo de olhar para dentro de si”, explica Débora.


Conforme a psicóloga, esse também é um motivo pelo qual mulheres com esse perfil não gostam de estar sozinhas. “Estar sozinha é o momento para olhar para dentro de você e encarar as suas falhas”. Mas, talvez, essa seja a oportunidade ideal para reconhecer o que está errado. “As questões precisam ser resolvidas uma a uma. A mulher precisa reconhecer que realmente está se anulando, precisa aprender a se valorizar, lidar com as inseguranças. Ter dúvidas a respeito da aparência e se achar feia muitas vezes pode ser o motivo da instabilidade de muitas mulheres, é preciso aprender a se valorizar”, orienta Débora.


Mas a mulher que reconhece seu valor é aquela que anda ao lado do marido, e não atrás. Ela deve ser a companheira dele para apoiá-lo sempre, e não a sombra que se esconde nos momentos de conquistas. Você é a única que pode ser a protagonista do seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário