terça-feira, 9 de julho de 2013

Seja você mesma

"As mentiras mais devastadoras para a nossa autoestima não são as que contamos, mas as que vivemos"




Quantas vezes você precisou mentir para manter a aparência ou não demonstrar os seus verdadeiros sentimentos? Quando isso acontece, esteja certa de que você não está mentindo para os outros, mas para si mesma.


O psicoterapeuta e Ph.D. em psicologia Nathaniel Branden defende que “as mentiras mais devastadoras para a nossa autoestima não são as que contamos, mas as que vivemos”.


Por isso, dispense as máscaras e os rótulos. Assumir a própria personalidade sem medo do que os outros possam pensar a torna uma mulher especial e autêntica. Mas cuidado! Ser autêntica não é falar tudo o que pensa ou fazer tudo o que deseja. É importante usar a razão sem desrespeitar ou machucar as pessoas que estão ao seu redor. Ser honesta, sincera e, acima de tudo, sentir-se bem com você mesma pode ser o ponto de partida para buscar conhecer melhor o seu próprio eu. Que tal começar?


Identifique o que a faz mentir para si mesma e mude. Reverta o quadro a seu favor. Se estiver insegura, veja o que pode torná-la mais confiante. Potencialize as suas qualidades. Deixe de atender apenas aos anseios das outras pessoas e pense um pouco mais em você. Não permita que a insegurança a deixe insatisfeita e inferiorizada.


Timidez nunca mais


A jovem Renata Paiva, de 26 anos, conta que temia falar em público e quando colocada diante desse tipo de situação travava. “Na frente das pessoas, especialmente superiores, eu era super fechada. Tinha medo de errar ou de passar vergonha. O nervosismo e a timidez eram tão fortes que, por vezes, eu deixava cair objetos das minhas mãos”, relembra.


Em março deste ano, porém, Renata mudou. Após participar da primeira palestra “A Mulher V”, ela compreendeu a força que havia dentro de si e decidiu vencer a timidez.


“A partir daquele dia passei a enfrentar as situações que me deixavam com vergonha. Na primeira oportunidade falei em público e venci. Agora nada me para!”


No lugar da menina retraída, nasceu uma jovem convicta de sua força e de suas atitudes. Como prova disso, a garota que temia falar em público, hoje apresenta o quadro “Frequência News” no programa de rádio da Força Jovem do Pará.


“Devido a tantas inseguranças eu não conseguia nem mesmo imaginar o futuro, planejar algo para mim. Hoje, minha visão é outra. Tenho muitos planos, quero ser bem sucedida e vou lutar por isso”, enfatiza.


As palavras que Renata ouviu na palestra despertaram a verdade que havia dentro dela. Decidiu mudar o que a impedia de progredir e, por isso, hoje gosta de quem é. E todos ao seu redor percebem isso.


Lembre-se: Não importa qual é a sua aparência. O importante é se sentir bem sem deixar de ser você mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário