domingo, 18 de agosto de 2013

Chefe chato

Bíblia ensina a lidar com líderes de mau humor



Já falamos aqui sobre a postura que um líder deve ter em relação aos funcionários para poder liderar com confiança. O fato é que nem sempre é fácil para um empregado suportar o chefe, não é? Quem já não trabalhou ou desempenha atividades em um lugar onde tudo está bem enquanto o patrão não está por perto.
Muitos empregados têm a sensação, inclusive, de que, quando o patrão não está, tudo transcorre às mil maravilhas, mas basta a presença do chefe, um e-mail ou um telefonema descortês para emperrar as engrenagens e causar efeitos negativos no trabalho.
Os patrões costumam reunir o seu pessoal e falar a eles a respeito de “vestir a camisa”. Nessa hora, são ouvidas frases do tipo: “somos uma família” e “precisamos produzir mais para o bem da nossa empresa”.
Entretanto, a preocupação é que os empregados produzam mais, aumentando o lucro para que o patrão possa fazer “aquela viagem” com a família ou comprar “aquela casa” com a qual sonha sua esposa ou aquele modelo novo de carro. É claro que esses sonhos são possíveis para todos, respeitando-se os limites da ética cristã e do bom senso.
O mau humor
Uma pesquisa divulgada em junho deste ano pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente afirma que 70% da população sofre de estresse no ambiente corporativo. Cada vez mais comum, o problema é causado, sobretudo, pela convivência com chefes e colegas agressivos.
O estudo, realizado entre maio de 2012 e 2013, com 1,5 mil pessoas, aponta que 38% dos entrevistados acreditam que o mau humor do chefe e dos colegas é o principal responsável pelo seu estresse no trabalho. O fator relacionamento veio seguido de excesso de trabalho (23%), pressão por resultados (18%), busca por perfeição (11%) e medo de demissão (7%).
Como manter o controle?
Mesmo quando patrão e empregado são cristãos, o relacionamento entre eles mostra-se, muitas vezes, tempestuoso. Os especialistas dão algumas dicas para lidar com a tensão:
- Pare por 15 minutos, desligue-se de tudo e respire fundo;
- Diminua metas diárias e divida tarefas entre a equipe, de forma a dar conta do serviço sem atropelos;
- Quando possível, adote horários flexíveis de trabalho, a fim de coordená-lo com seu relógio biológico.
O que diz a Bíblia?
O Livro Sagrado também nos ajuda a proceder nessas situações difíceis. A vontade do Senhor é que haja harmonia entre empregador e empregado, porém nem sempre é assim.
A corrupção do pecado faz com que os homens busquem sempre os seus interesses, e não o bem dos outros, enquanto a Palavra de Deus diz o que segue: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” Efésios 4:2
Vale destacar que o Senhor Jesus ensinou que o que quiser ser o maior deve ser o que mais serve. Isso refere-se tanto para o funcionário quanto para o patrão. A Bíblia diz o seguinte, em Colossenses 3:22-25: “Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
Por outro lado, se existem maus exemplos de empresários, também há modelos que podem ser seguidos. Existem muitos empreendedores que investem tempo e dinheiro em treinamento e capacitação profissional dos seus funcionários, estimulando-os a crescer, produzir e ganhar mais. Esses são empresários de visão.
O empregado tratado com dignidade “veste” naturalmente a camisa da empresa. Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles contendiam comigo, então, que faria eu quando Deus se levantasse? E, inquirindo ele a causa, que lhe responderia eu? Aquele que me formou no ventre materno não os fez também a eles? Ou não é o mesmo que nos formou na madre? Jó 31:13-15
Por todas essas palavras que a Bíblia nos apresenta é possível perceber que as boas relações entre funcionários e empregadores dependem de esforços mútuos, de parte a parte, na medida que Deus determina. Tenha um elo com Ele e obtenha o sucesso, sendo empregado ou patrão.
Se você quer aprender a se valorizar e se tornar a pessoa que deve ser, visite a Universal. Há reuniões no Cenáculo do Espírito Santo em Del Castilho, na antiga Avenida Suburbana, 4.242; no Cenáculo do Espírito Santo de Santo Amaro, na Avenida João Dias, 1.800; no Cenáculo do Espírito Santo do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; e nos Cenáculos do Espírito Santo por todo o Brasil.





UNIVERSAL SOCIAL NA FUNDAÇÃO CASA DE LEOPOLDINA
















































































Tudo que fazemos, levamos o nosso amor ao próximo, foi assim que os voluntários da IURD realizaram no dia 06/06 na Unidade da Fundação Casa Vila Leopoldina um evento que proporcionou aos familiares, internos e funcionários as seguintes prestações de serviços:- Cabelereiro e Manicure- Aferição de Pressão Arterial- Tratamento de PeleAgregados com muita pipoca, algodão doce e refrigerantes. Na oportunidade os familiares, internos e funcionários participaram de uma Palestra com um tema sugestivo "Começar de Novo" ministrada pela palestrante Ana Maria Alves.Nesta palestra foram abordados os 4 (quatros) elementos para uma melhor escolha em nossas vidas. Sendo a 1a. Direção de Deus, 2a. Objetivo, 3a. Determinação e 4a. Persistência e Fé. Conseguindo associar estes 4 elementos com certeza os jovens terão um futuro de sucesso. Na conclusão foi mencionado um versículo bíblico Mateus 7: 13 e 14 que fala sobre a porta estreita (que nos leva a Salvação) e a porta larga (que nos leva a perdição) e que temos o direito de escolha. A palestrante levou a todos a refletirem sobre suas escolhas diárias.Pr. Geraldo Vilhena orou por todos e orientou que não importa que cometemos no passado, se nos arrependermos temos o direito de Começar de Novo. Esta é a chance dada por Deus.A Sr. Angela (Coordenadora Pedagógica) mencionou sua opinião e o trabalho dos voluntários da IURD sendo válido, porque a reintegração do jovens a sociedade acontece pelo espirito fraternal. E que isso somente acontece quando acreditamos no que fazemos. Relata também que este trabalho está trazendo aos internos, o lazer, entreterimento, a comunhão com Deus, a família, a auto estima, etc. E que os voluntários da IURD tem carisma para conquistar os jovens e funcionários. Parabeniza o trabalho e deseja a gratidão e benção para todos os voluntários da IURD.Tudo isto aconteceu ao som da Banda Eterna Aliança que animou os familiares e internos, numa manhã agradável. Distribuimos aos familiares um Kit com revista plenitude e livros para guardarem de recordação neste dia tão especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário